terça-feira, 7 de julho de 2009

Whipped

Tradicionalmente sabe-se que o whipped é um sabão frio onde utilizamos óleos duros na maioria láuricos para que possamos bater estes óleos e fazer uma massa espumada antes de saponificar. Isso se deve a uma característica dos óleos láuricos: eles espumam quando batidos.
Então, bate-se os óleos até ponto de neve, coloca-se a lixívia e segue-se batendo até atingir o trace do whipped que é um merengue bem aerado.
Finaliza-se com as essências e extratos e coloca-se na forma.
Ele vai custar a endurecer e o PH deste sabão é alto, mais alto do que 10.
Algumas pessoas indicam a utilização deste sabão após ele atingir um PH menor do que 10 o que normalmente vai demorar em torno de 90 dias na opinião dos entendidos. E é assim o whipped cold process, o whipped frio.

O tutorial abaixo quebra as regras da saboaria artesanal á frio apresentando uma técnica "hot" para obtenção de um sabão de espuma totalmente nos moldes de um sabão industrial porém, com todo o procedimento artesanal. É o whipped quente com acido esteárico e álcool.
O whipped quente vai ter PHs baixos no momento da conclusão, ele vai secar em menos de 2 horas e estará pronto pra uso assim que endurecer. Este processo obtido através de catalisadores da reação, acelera o processo de cura amadurecendo o sabão num tempo mínimo colocando o produto para uso assim que é concluído.
A essência não passa pelos processos químicos de saponificação e por isso pode ser usada pela metade ou menos do que se usaria em um processo frio o que transforma esta técnica num sabonete de alta qualidade e barato para produzir. O acréscimo do álcool além de um auxiliar no processo de catalisador da reação vai purificar os elementos da soda comercial que sabemos, é cheia de impurezas. Além disso, o álcool ajuda a soltar a glicerina e produz um sabão o mais próximo do medicinal que se conhece.

O uso do acido esteárico na técnica quente serve para fazer a barreira na pele e dar dureza ao sabão.

13 comentários:

Ju Monteiro disse...

Vou fazer de novo Elô! Brigaduuuuuuuuuuu
bjs
ju

Unknown disse...

Muito xou ,amei os soaps...Elo voce merece mil parabens amiga!Quando eu crescer quero fazer soaps iguais a estes...
beijos de Elisen

Anônimo disse...

Voce poderia me informar onde eu poderia fazer um curso? Voce tem cursos em São Paulo?
Obrigada
Neusa

Elô disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Gostaria de saber o processo todo para o Oven process, vc poderia me passar!
Grata

Anônimo disse...

Olá Eloisa
Gostei demais das técnicas que voce ensina na blogue. Admiro a sua capacidade de passar as coisas que conhece. A minha pergunta é: qual a temperatura ideal para aquecer óleos e lixivia para que a barra já fique curada no momento em que estou fazendo? Sem tempo de cura após terminar a barra quero dizer.
Um grande abraço
Neusa

Anônimo disse...

Neusa, eu costumo trabalhar com temperaturas em torno de 80 graus. Com a adição do alcool na lixivia, vc vai ter uma massa completamente aquecida durante todo o processo onde a reação de saponificação está ocorrendo. Isto faz com a saponificação se complete durante a manipulação. Vc vai perceber que a massa passa por fases: primeiro ela fica esbranquiçada, depois turva amarelada e finalmente, completamente transparente. Esse é o trace do sabão de alcool. Depois deste ponto, espere um pouco a temperatura abaixar e pode finalizar com essencias, corantes e ativos. Eu prefiro colocar na forma sem finalizar e só mais tarde derreter a barra e fazer o acabamento. Mas, pode finalizar na hora também.
bjsssss
Elô

Anônimo disse...

Viviane, quanto ao "oven process" que vc me pergunta, é sobre fazer o sabão e levar ao forno?
abraços
Elô

Valeria disse...

Puts Elo,ja era sua fa e agora?Mega show.Parabens.Tudo Fantastico.
bjs
Val

eliane disse...

oi elô,parabens,estou iniciando na tecnica do cold,mas essa sua é bem melhor.só nao entendi as medidas, estao em gramas? eo que é a outra agua do whipped 200 ou qsp.poderia me esclarecer,quero muito fazer esta formula.desde ja agradeço!abraços!!

Telma Prado disse...

Oi, Elo!Estou amando este universo dos sabonetes.Para mim tudo é novidade ,mas como sou exigente ,todas as informações pra mim são poucas .Quero me informar e aprender tudo que for possivel.Será que posso contar com sua ajuda,pois quando crescer quero ser uma soapmaker?Sou muito dedicada no que me proponho mas não sou formada nessa area,poderei vender sem uma formação academica desse ramo? Obrigada pela atenção e parabens pelos trabalhos .
Telma Prado

Anônimo disse...

Queridas leitoras
Podem entrar em contato comigo pelo email yogabrasil@yahoo.com.br e fazer perguntas.
Abraços e obrigada por lerem meu blogue

Anônimo disse...

Oi Bom Dia faço sabonete gostaria de apreder este cold, estou cheias de dúvidas, queria uma formula basica, como fazer, posso colocar extrato, lauril, é possivel voce me ensinar, obrigada Roberta email roaromas@gmail.com